Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Gastos calóricos com Ténis

O tênis é uma das actividades físicas mais completas e exige muito esforço e dedicação do atleta.
Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o treino, o atleta trabalha todo o corpo. "O tênis é uma actividade que possibilita elevado gasto calórico ao mesmo tempo em que trabalha força muscular. Portanto, além de auxiliar na perda de peso, ele exige um grande esforço das pernas para se locomover, do abdômen para sustentação e dos braços, ombros e costas para os movimentos com a raquete", explica do professor Marcos César.

O professor explica ainda que, apesar do tênis ser considerado um exercício bastante completo, ele deve ser aliado a outras actividades para proporcionar melhores resultados para o corpo. "É importante que a pessoa concilie o tênis com alguma outra actividade aeróbica, como esteira ou bicicleta, pelo menos duas vezes por semana, e com a musculação, para auxiliar no ganho de massa muscular. Além disso, o fortalecimento muscular aliado ao alongamento vai prevenir lesões", aconselha o professor.

Detone calorias

O tênis também é uma ótima opção para quem quer perder peso. Segundo Marcos César, uma hora de treino pode queimar entre 200 e 500 calorias, dependendo da categoria do atleta.

Além de ajudar a emagrecer e desenvolver músculos, o tênis traz uma série de benefícios para a saúde. Segundo o professor, o desporto melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz os riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem-estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.

Além disso, trata-se de uma actividade bastante intensa e que exige rápidos movimentos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem a pratica. E o melhor disso tudo é que qualquer um pode praticar o desporto. "Não há contra indicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeitando os seus limites", esclarece Marcos César.

Mesmo assim, é importante ter certo preparo físico, afinal nesse desporto não há moleza: O tênis é um desporto de explosão, que nos faz gastar muita energia. Sendo assim, o ideal é sempre buscar um profissional da área para começar qualquer actividade física.