Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Dicas simples para perder peso

Não passe sem comer ao pequeno-almoço.
O pequeno-almoço dá um “pontapé” para que seu metabolismo comece a funcionar. Se você luta com o pequeno-almoço, coma sua refeição principal mais cedo na noite anterior e evite petiscar depois. Você estará com mais fome de manhã.

Reduza o tamanho das porções:
- Evite comer em demasiada quantidade;
- Tenha um cuidado especial com bebidas doces e alcoólicas. Estas adicionam calorias e não dão sensação de preenchimento.

Em ocasiões sociais;
- Opte por apenas um prato de comida;
- Coma devagar e encha-se de grandes quantidades de produtos hortícolas e frutas;
- Se a refeição for do tipo de se servir a si próprio, esteja ciente de quanto você está comendo;

Adicione variedade na sua dieta:
- Não tenha medo de experimentar sabores novos - o suco de limão, ervas e especiarias podem adicionar sabor sem calorias extras.

Monitorize seu progresso:
- Mantenha um diário alimentar;
- Faça isso por pelo menos 3 dias (incluindo um dia de fim de semana);
- Anote toda a sua comida e bebida e as quantidades. Em seguida, olhe com atenção e analise onde você pode cortar 350 calorias por dia. Pese-se;
- Faça isso uma vez a cada 1 a 2 semanas;
- Faça-o na mesma altura a cada semana.

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