Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Gastar calorias com caminhadas

A caminhada é uma das melhores atividades físicas, pois ela pode ser praticada por todas as pessoas independente da idade, saiba que as gestantes também podem caminhar com cuidado e cautela, ela é muito eficaz para a saúde do corpo.
É um exercício aeróbico simples, deve ser feita com roupas leves e locais tranqüilos, é fundamental usar um tênis de qualidade que amorteça o impacto, o calçado é essencial para evitar tombos, as roupas frescas para evitar a transpiração.
Você pode perder cerca de 270 calorias durante 45 minutos de caminhada, pois ela deve ser realizada todos os dias, é muito importantes manter a alimentação saudável e equilibrada para auxiliar na eliminação de gorduras e diminuição do peso.
A caminhada estimula a produção de endorfina que é a substância responsável pela sensação de bem estar, pois ela levanta o astral, melhora o humor e melhora as funções básicas do organismo como: circulação sanguínea e respiração tonifica a musculatura das pernas, fortalece o coração, proporciona ossos fortes e permite flexibilidade.
É muito importante levar uma garrafa de água para beber antes, durante e depois da caminhada para hidratar o corpo, pois a água também é excelente para manter o bom funcionamento do intestino, quando o intestino é regulado você elimina as toxinas e auxilia na diminuição do peso, saiba que a falta de água pode provocar dor de cabeça e fraqueza durante ou depois do treino, a água supre todas as necessidades de hidratação.
O ideal é ingerir carboidrato em pequena quantidade duas horas antes de praticar a caminhada, é fundamental ingerir alimentos como: pães, massas e batata, eles proporcionam energia e disposição, se preferir tome um delicioso suco de frutas naturais, o suco é saudável e possui todos os nutrientes, vitaminas, proteínas e sais minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Uma refeição leve e saudável antes da caminhada favorece a queima de gordura corporal, pois acelera o metabolismo, sem o carboidrato o organismo acaba utilizando a proteína do corpo como fonte de energia em vez de usar a gordura corporal, faça uma refeição equilibrada com proteína (leite, queijo, fruta e iogurte) e carboidratos.
A caminhada auxilia no controle do colesterol, é uma atividade física recomendada para os diabéticos, que devem praticar de três a quatro vezes por semana, pois reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina no organismo, e isso ajuda na redução do uso de medicamentos, a caminhada também queima calorias ajudando no controle do peso deixando a pessoa saudável e com qualidade de vida.
Ela também estimula a oxigenação cerebral e libera hormônios chamados endorfinas, que tranqüilizam e dão a sensação de bem estar, a caminhada é excelente para o coração e cérebro, ela combate doenças como: ansiedade, osteoporose, intestino preguiçoso, obesidade, diabetes, depressão e acidente vascular cerebral, o que você está esperando para reservar 45 minutos do seu dia e praticar essa atividade física maravilhosa e se beneficiar da saúde com qualidade de vida.