Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Calorias consumidas, melhor exercicio fisico

Já foi comprovado que toda atividade física faz muito bem a saúde, porém algumas são especiais, inclusive para as pessoas que desejam perder muitas calorias, correr, nadar, praticar desportos, andar de bicicleta, ioga, musculação, entre muitas outras atividades estão sendo as mais procuradas estas por serem aeróbicas, ou seja, gastam mais calorias do que as atividades localizadas que não possuem alto nível de gasto calórico, todo exercício físico tem seu gasto calórico, seja ele baixo ou alto isso depende muito de cada organismo porque cada atividade física tem um efeito sob o metabolismo de cada um, fazendo com que ele reaja de diversas formas gastando muitas ou poucas calorias, geralmente a função da atividade física é acelerar o metabolismo, favorecendo todo o organismo, garantindo mais equilíbrio a todo o corpo.
Outro fator que influencia muito no gasto calórico é o clima do ambiente, geralmente ambientes mais quentes tendem a exigir maior gasto calórico, mas isso muitas vezes pode trazer certos problemas, o mais ideal é praticas a atividade física em um ambiente em temperatura moderada, nem muito frio nem muito quente. Em qualquer atividade física, depois de quinze minutos de pratica haverá um aumento do gasto calórico significativo, quando uma pessoa que está caminhando passa a nadar seu gasto calórico estabelecerá um nível e quando ela voltar a caminhar não será o mesmo, já que o organismo se adaptou ao nível de intensidade da natação, por exemplo.
Entre todas as actividades fisicas as que gastam mais calorias são:
Corrida; possui um alto rendimento, sua pratica exige condicionamento físico, uma hora de corrida gasta em média 900 calorias, mas para correr tudo isso é preciso muito fôlego, nada melhor do que o treino diário com acompanhamento profissional para garantir que você possa um dia correr durante uma hora e gastar todas estas calorias.
Bicicleta; não é preciso um grande rendimento físico, pois possui baixo impacto, pedalar durante uma hora em um passeio, por exemplo, pode gastar até 800 calorias.
Outras atividades físicas como o tênis, boxe, futebol, musculação, remo e natação, são “detonadoras” de calorias.