Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Beterraba

A beterraba é uma raiz fonte de vitamina A, B e C , sódio, potássio, zinco, magnésio, folato e ferro. Na compra, a casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes. A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: batida no liquidificador com suco de laranja, em sopas, refogadas com outros legumes ou crua em salada. As folhas e os talos da beterraba também devem ser aproveitados, pois além de conter vitamina A tem uma óptima quantidade de fibras e minerais. Para se ter uma ideia 100g de beterraba tem em média 0,3 mg de ferro, já 100g da folha de beterraba tem aproximadamente 3,1mg de ferro na sua composição. As folhas da beterraba podem ser preparadas como a couve, refogadas ou acrescidas em sopas. 




A beterraba pertence à família das Amaranthaceae-Chenopodiaceae. Embora tipicamente adquiram um belo tom vermelho-púrpura, também existem variedades de beterraba de raiz dourada ou branca. Não importando a sua cor, a raiz de beterraba não é tão robusta quanto aparenta; o mais pequeno hematoma causará que a beterraba liberte pigmentos vermelhos, que contêm anticianinas benéficas (flavonóides), especialmente durante o cozimento.
O doce sabor da beterraba reflecte a seu elevado teor de açúcares, o que a torna uma importante fonte para a produção de açúcar refinado. A raiz de beterraba crua tem uma textura crocante que se transforma em cremosa, quase amanteigada, depois de cozida. A beterraba é o principal ingrediente da tradicional sopa do leste europeu, o borsch, e embora seja deliciosa crua (em saladas por exemplo) é tipicamente comida cozida.
As folhas de beterraba têm um sabor amargo, mas possuem uma personalidade viva e alegre. As folhas são extremamente ricas em nutrientes, com uma alta concentração de vitaminas, minerais e carotenóides (beta-caroteno, luteína e zeaxantina) e podem ser preparadas tal como os espinafres

Benefícios 
 A ingestão de ácido fólico é muito importante, em especial para as mulheres grávidas. Estimula o sistema linfático e fortalecem o sistema imunitário. As qualidades purificadoras da beterraba, bem como a estimulação do fígado, dos rins, da vesícula, do baço e dos intestinos, são algumas das propriedades reconhecidas.