Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Cenoura

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, beta-caroteno, responsável pela manutenção de cabelos, peles, ossos e olhos saudáveis, além de fornecer sais minerais: fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B. Este legume se conserva por longo tempo, dessa forma é difícil que se estrague. Quando conservada  no frigorífico pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas. Possui um sabor levemente adocicado, que faz com que combine com diversos alimentos e pode ser preparado de várias formas.
Dificilmente o prato favorito de Bugs Bunny precisa de uma descrição, já que as cenouras são bem conhecidas e amadas por crianças e jovens de todo o mundo. Os benefícios das cenouras são lendários. Com certeza que a sua mãe também lhe disse que comer cenouras faz os olhos ficarem bonitos e melhora a visão e acuidade visual.
As cenouras estão habitualmente associadas com a cor laranja, mas de facto, existem outras variedades de cenouras com muitas outras colorações, entre o branco, amarelo ou roxo, com a última a ser a cor da variedade original.
A cenoura é uma planta com uma grossa, carnuda e colorida raiz, que cresce no subsolo, e uma ramificação de folhas verdes que surgem acima do solo. É conhecida cientificamente como Daucus Carota, um nome que pode ser rastreado até aos romanos antigos do século III.
As cenouras pertencem à família das Umbelíferas, cujo nome advém da formação em guarda-chuva que estas plantas adquirem. Como tal, as cenouras estão relacionadas com o funcho, cominho e endro. Existem mais de 100 variedades diferentes de cenouras que variam em tamanho e em cor, podendo ser tão pequenas quanto 5 cm e tão grandes quanto 90 cm, e variando de 1 a mais de 5 cm de diâmetro. A raiz da cenoura (a parte comestível) tem uma textura crocante e um sabor doce.

Benefícios
Ideal no combate aos problemas da visão com função específica na retina; Tem propriedades diuréticas, são purificadoras e reguladoras das funções digestivas, fluidificantes da bílis, estimulam o peristaltismo ( tem propriedades anti-diarreicas quando ingerida cozida) e auxiliam na cicatrização das feridas. Consumidas cruas ( raladas) são ideais para ajudar a combater atrasos no crescimento ou no combate às infecções.