Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Abóbora

Devido à presença do beta-caroteno, a abóbora também é fonte de vitamina A, com poder antioxidante, no qual de acordo com alguns estudos realizados, pode prevenir certos tipos de cancro. Além disso, também se encontra na abóbora outras vitaminas e minerais e uma óptima quantidade de fibras presentes. 




Procure não armazenar as abóboras em temperatura abaixo de 10 graus C, pois isso acelera a sua deterioração.
Geralmente as pessoas jogam fora as sementes, mas elas são óptimas fontes de proteínas. A semente torrada pode ser um aperitivo delicioso, e é fácil preparar: lave e deixe secar, depois asse em forma untada por uma hora a 120 graus C.
Não deixe de comer ao menos uma vez ao dia uma porção de legumes, fará muito bem à sua saúde.
Tal como as courgettes, as abóboras são também membros da família Cucurbitaceae. As suas cascas são duras e bastante difíceis de furar, o que lhes permite ter longos períodos de armazenamento (entre um a seis meses). A carne da abóbora tem um sabor adocicado, com todas as variedades a conterem interiores ocos onde se localizam as sementes.
Estamos a começar a descobrir a riqueza nutricional fornecida pela abóbora, um legume cuja importância era tão elevada para os nativos americanos que chegavam a enterrar os seus mortos juntamente com abóboras como refeição para a última viagem. As abóboras estão disponíveis de Agosto a Março, sendo preferível consumi-las de Outubro a Novembro

Benefícios 
Alto valor nutritivo e de fácil digestão. Para mulheres grávidas são uma boa ajuda contra náuseas, enjoos e vómitos.