Devido à presença do beta-caroteno, a abóbora também é fonte de vitamina A, com poder antioxidante, no qual de acordo com alguns estudos realizados, pode prevenir certos tipos de cancro. Além disso, também se encontra na abóbora outras vitaminas e minerais e uma óptima quantidade de fibras presentes.
Procure não armazenar as abóboras em temperatura abaixo de 10 graus C, pois isso acelera a sua deterioração.
Geralmente as pessoas jogam fora as sementes, mas elas são óptimas fontes de proteínas. A semente torrada pode ser um aperitivo delicioso, e é fácil preparar: lave e deixe secar, depois asse em forma untada por uma hora a 120 graus C.
Não deixe de comer ao menos uma vez ao dia uma porção de legumes, fará muito bem à sua saúde.
Tal como as courgettes, as abóboras são também membros da família Cucurbitaceae. As suas cascas são duras e bastante difíceis de furar, o que lhes permite ter longos períodos de armazenamento (entre um a seis meses). A carne da abóbora tem um sabor adocicado, com todas as variedades a conterem interiores ocos onde se localizam as sementes.
Estamos a começar a descobrir a riqueza nutricional fornecida pela abóbora, um legume cuja importância era tão elevada para os nativos americanos que chegavam a enterrar os seus mortos juntamente com abóboras como refeição para a última viagem. As abóboras estão disponíveis de Agosto a Março, sendo preferível consumi-las de Outubro a Novembro
Benefícios
Alto valor nutritivo e de fácil digestão. Para mulheres grávidas são uma boa ajuda contra náuseas, enjoos e vómitos.