Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


O que importa nas calorias

Existem pessoas que ficam contando calorias o dia todo, principalmente quando consomem alimentos industrializados. Parece até que no rótulo só tem informação nutricional das calorias... Mas o que realmente importa: as calorias ou os nutrientes?
Todos os seres vivos precisam de uma fonte de energia, obtida por meio das chamadas calorias que são provenientes dos alimentos. As calorias são nossas amigas então, pois são elas que nos mantêm vivos. Essa é a forma com que nosso metabolismo funciona: da energia gerada pelos alimentos. O grande diferencial é de onde estamos retirando e a quantidade de calorias que ingerimos.
Diferentemente de alimentos ricos em vitaminas e minerais, que embora possuam calorias, também possuem nutrientes, alguns alimentos não possuem nada mais do que calorias. São chamados, assim, de alimentos calorias-vazias. Existem vários cálculos para estimar de quantas calorias cada pessoa precisa. Os cálculos podem ser rápidos (somente levando em consideração quanto você pesa) ou podem ser detalhados, levando em consideração sua atividade física, idade, gênero, peso, estatura. Mas são apenas cálculos e, por isso, estão sujeitos a erros. Para verificar o quanto foi ingerido, é só estimar o consumo a partir de tabelas, que foram feitas por amostragem de alimentos levados ao laboratório. Será que esses alimentos estão exatamente como os que você consumiu? Será que seu metabolismo assimila a ingesta calórica da mesma forma como previsto no teste realizado? São outras estimativas, sujeitas a erro. Isso tudo acontece porque não somos máquinas, que permitem, por meio de cálculos, concluir o quanto de energia é necessário para o seu perfeito funcionamento.
Somos seres vivos, aliás, o mais complexo deles, para os quais a alimentação não representa apenas nutrição, mas sim prazer, hábito social, entre outros.
Quer saber se o que está comendo é suficiente em calorias? Verifique se você vem engordando ou emagrecendo nos últimos meses. De modo bem geral (pois existem casos de patologias que devem ser investigadas), caso consuma mais calorias do que gasta, você engorda, e, menos do que necessita, emagrece.
No balanço energético complexo por meio do qual sobrevivemos, esse é o resultado mais fácil de ser observado. Mais importante do que um simples cálculo de energia necessária é o fato de onde você retira essas calorias, quais alimentos consome: alimentos saudáveis são incluídos na sua rotina?
Para finalizar, entre um copo de suco natural de laranja (bomba calórica de 150 calorias em 300 ml, mas com valor acima de 100% da necessidade diária de vitamina C) e um refrigerante zero (zero de calorias, mas zero de nutrientes), prefira sempre o suco de laranja! E assim vamos consumir as calorias que convivem com nutrientes!

Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as:
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