Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Alimentos calóricos ou energéticos

Chamamos de energéticos ou calóricos os alimentos que, quando metabolizados, liberam energia química aproveitável pelo organismo.Esta energia é quantificada através da unidade física denominada caloria que é a quantidade de energia necessária para elevar de um grau centígrado (de 15°C para 16°C, por exemplo) um grama de água. Por ser uma unidade muito pequena, em nutrição, costuma-se utilizar a quilocaloria, que equivale a 1000 calorias. Para simplificar, a quilocaloria também é chamada de Caloria, com "C" maiúsculo. 
Os principais alimentos energéticos são:
  • Gorduras: cujo metabolismo de um grama libera nove Calorias;
  • Carboidratos: cujo metabolismo de um grama libera quatro Calorias;
  • Proteínas: cujo metabolismo de um grama libera quatro Calorias;
  • Álcool: cujo metabolismo de um grama libera sete Calorias.
Um aparte deve ser feito  às proteínas, que nem sempre são utilizadas para a produção de calorias. Durante os processos de crescimento e formação de novos tecidos orgânicos, são empregadas com funções estruturais e o seu metabolismo, ao invés de liberar, acaba consumindo calorias. 
Uma das principais características dos alimentos energéticos é a de que o seu excesso não pode ser eliminado pelo organismo (ao contrário do que acontece com as vitaminas, sais minerais, oligoelementos  e fibras). Todo o excedente ingerido, não utilizado nas funções metabólicas, acaba sendo armazenado na forma de gordura, causando obesidade.
Caloria é, resumidamente, a quantidade de energia que o alimento fornece, energia que vamos precisar pra tudo, o dia todo, até para dormir. Então quanto de energia, ou melhor, quantas calorias são necessárias por dia? 
O homem saudável adulto precisa aproximadamente de 2.500 calorias, e uma mulher, de 2.200 calorias. 
Os alimentos fornecem diferentes quantidades de energia. A determinação da quantidade de energia que está armazenada em cada alimento é importante, especialmente no planejamento de uma dieta para balancear a quantidade de energia que é ingerida e que é gasta. 
E se ingerirmos mais do que isso? As calorias sobram e se acumulam em forma de gordura, é assim que a gente engorda. Aí, começa a corrida para academia, mas será que se duas pessoas do mesmo peso correrem em uma esteira por 30 minutos na mesma velocidade, vão gastar o mesmo número de calorias? 
Necessariamente não, mas nos visores das esteiras vão aparecer os mesmos valores, porque ali são registradas as médias desses dados, segundo os médicos especialistas em medicina esportiva.
Conheça diversos menus de dietas de 1000, 1100, 1200, 1300, 1400, 1500 e 2000 calorias.
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