Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Couve

A couve, ou repolho, é um membro da família das crucíferas, e está relacionada com os brócolos e couves-de-bruxelas. A couve tem uma forma arredondada e é composta por camadas sobrepostas de folhas. Existem três tipos principais de couve: verde, vermelho e savoy. A cor verde da couve varia de verde pálido a verde-escuro, enquanto que a variedade vermelha da couve tanto é roxa como carmesim com veias brancas a atravessar as folhas. As folhas da couve verde e couve vermelha são lisas, enquanto que as folhas da variedade Savoy são mais enrugadas e de cor amarelada.
Como o interior das folhas da couve estão protegidas da luz solar, são mais claras na coloração. As variedades verde e vermelha da couve apresentam um sabor mais definido e uma textura crocante quando comparadas com a variedade Savoy, de natureza mais delicada.
Outras variedades de couve disponíveis no mercado são a Bok Choy ou a Couve Chinesa (Napa). A Bok Choy tem um sabor leve e uma maior concentração de vitamina A. A Couve Chinesa, com as suas folhas verde pálido, é muito utilizada em saladas.

Benefícios 
Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E.
Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o cancro.


Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.