Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Conhecer as calorias pemite perder o dobro do peso

Conhecer as calorias são uma valiosa ferramenta para controlar o peso.
Hoje em dia ainda existem muitas pessoas que pretendem emagrecer sem se preocuparem em conhecer as calorias dos alimentos, assim como as calorias associadas à actividade física.

Através de uma pesquisa efectuada nos EUA, somente 9% afirmaram conhecer e manter sob acompanhamento as calorias que devem consumir diariamente.

A sondagem online da International Food Information Council Foundation (IFIC) demonstrou ainda que aqueles que controlam as calorias no dia a dia perdem o dobro de peso dos que não as mantêm sob controle. Apesar disso, não são poucos os que alegam não estarem convencidos da importância deste hábito.

Única para cada pessoa, a quantidade necessária de ingestão calórica diária depende do sexo, da idade e da actividade física de cada um. Entre os adultos, pode variar de 1.400 a 1.600 para uma mulher sedentária; de 2 mil a 2.200 para um homem sedentário; 3 mil para um adolescente do sexo masculino e 4 mil para um atleta em treinamento intensivo.

A especialista em dieta Wendy R. Kapsak, da IFIC, comentou a propósito dos resultados que “as calorias são uma valiosa ferramenta para controlar o peso”. A também especialista Robyn Flipse acha que assim como consideramos o preço de um produto antes da compra, deveríamos fazer o mesmo com as calorias de um alimento antes de consumí-lo.

A pesquisa do International Food Information Council revela ainda que, na hora de decidir o que comprar para comer, a maioria dá prevalência ao sabor, preço e, por último, analisa se faz bem à saúde. Metade dos participantes do levantamento disse ter alguma preocupação com a ingestão de sal.

Para conhecer tudo o que diz respeito a calorias utilize as nossas calculadoras, cujo índice se situa aqui.