Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Benefícios do alho

Para um vegetal tão pequeno, o alho (Allium Sativum), tem uma grande, e bem merecida, reputação. Este membro da família das liliáceas, um primo das cebolas, alhos franceses e cebolinho, pode transformar qualquer refeição numa saudável e aromática experiência culinária.
O alho está organizado num bolbo, chamado de “cabeça”, e formado por um conjunto de “dentes”. Tanto o bolbo como os dentes são cobertos por uma capa de casca fina que pode ser branca, rosa ou roxa.
Os dentes de alho são de cor branca, e apesar de terem uma textura firme, podem ser facilmente cortados ou esmagados. O sabor do alho não tem paralelo, pois atinge o paladar com uma forte pujança envolta numa subtil doçura. 
As cabeças de alho, em forma de gota, variam na dimensão, contudo, medem em média cerca de 4 centímetros de altura por dois centímetros de largura no seu ponto mais largo. 

Benefícios 
Estimula a secreção salivar e do suco gástrico, aumenta o apetite, regula a digestão, combate a diarreia. Actua como anticoagulante protegendo as artérias do coração, pulmão e cérebro. É utilizado no tratamento de dislipidemias (colesterol alto, triglicerídeos elevados) e da hipertensão arterial.


Para conhecer as calorias de todos os alimentos consulte aqui.