Conhecer as calorias dos alimentos, para elaborar dietas, assim como apreender as calorias dos alimentos para controlar as necessidades diárias. Conhecer os gastos calóricos para emagrecer com exercícios físicos, tendo por base as necessidades calóricas diárias. Calorias controladas através de dietas que permitam emagrecer.


Definição de calorias

Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aquecer um grama de água de um grau Celsio. Entendeu alguma coisa? Não né? Pois é. Essa é a definição científica de caloria. Mas, há muito mais por trás dessa simples unidade de energia.

Além de energia para água, ela é a energia que os alimentos fornecem ao nosso corpo e que faz com que ele funcione. Portanto, consumir calorias é essencial para a vida. Não esqueça disso.

Somente nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e a água não contêm calorias. Cada grama de proteína e de carboidrato possui 4 calorias. A mesma quantidade de álcool tem 7 calorias e de gordura tem 9 calorias. Então, todo alimento tem calorias.

O cálculo de calorias de um alimento é feito em laboratório onde são analisados todos os elementos que o compõem. É importante lembrar que todos os alimentos industrializados devem trazer no rótulo ou embalagem uma tabela com suas informações nutricionais.

Não basta apenas comer menos calorias para emagrecer. É preciso gastar mais calorias do que se consome. Nada melhor que exercício físico para manter a forma e cuidar da saúde.

Quem faz dieta não deve se preocupar apenas com a quantidade de calorias que se consome. De que adianta ser magro, mas estar carente em diversos nutrientes essenciais? Não é bom comer um chocolate, que tem muitas calorias e gorduras, e depois ficar sem comer. O ideal é apostar em uma dieta balanceada que inclua tudo o que é preciso para que seu corpo funcione perfeitamente.

Fonte
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL